[antes do carnaval]
Geringonça, engenhoca, traquitana.
Elemento imprevisível. Como dominar o aleatório, inesperado? > Risco. (desenvolver)
Corpo presente. conexão pela respiração, movimentação do ar. Abrir os poros.
Composição > sequência de acontecimentos que se desencadeiam em movimentos (maquete, desenho, etc)
Tensão entre corpos: corpo presente [PRESENÇA]
jogo ativo> pesquisar sobre isso
Porque simplificar se você pode complicar?
>um fim inútil
[sábado de carnaval]
corpo machucado
desfalque
estética do risco - "do corpo sacrificado ao corpo abandonado" > relacionar com o texto.
Goldberg Machine:
Escada --------------------------------------------------------------> garrafa d'água rolando (4 bebem)
[quinta-feira, grupo de estudos]
risco simbólico X risco real
vida em cena, morte convocada
* aprendizado do risco> descoberta: exploração do desequilíbrio. limite. controle, repetição
dominio: situações estáveis - ruptura. perigo=circo
hiperespecialização: virtuose: + improvisação e adaptação
* estética do risco - expressão pelo desequilíbrio
* composição da obra
grau de fragmentação do espetáculo
índice de estabilidade/equlíbrio
dramaturgia (teatral?)
*alternância entre estável/instável > estrutura cíclica do espaço e do tempo (dramaturgia do circo)
*arte do lixo
[reunião com o luiz]
sobre a ineficiência no mundo industrial, onde as máquinas foram criadas para substituir o ser humano, por serem mais eficientes.
Nesse sentido, as geringonças são uma ode ao ser humano.
sobre a inutilidade na sociedade de consumo. máquinas criadas para criar uma necessidade.
Prefiro as máquinas que servem para não funcionar:
quando cheias de areia de formiga e musgo - elas
podem um dia milagrar de flores.
(Os objetos sem função têm muito apego pelo abandono.)
Também as latrinas desprezadas que servem para ter
grilos dentro - elas podem um dia milagrar violetas.
(Eu sou beato em violetas.)
Todas as coisas apropriadas ao abandono me religam a Deus.
Senhor, eu tenho orgulho do imprestável!
(O abandono me protege.)
Manoel de Barros
Nesse sentido as geringonças não são desejadas, não atendem a nenhum anseio.
[quinta-feira]
corpo abandonado
(fotos)
[ensaio de terça que virou reunião]
o que fazer com tudo isso
[quinta, grupo de estudos]
> narrativas - linear ou não
acidentes
acaso no processo criativo
[sexta, sobre o ritmo]
[sábado, sobre a precisão]
precisão, segundo o google
substantivo feminino
1. falta de algo necessário ou útil. "tem p. de mantimentos"
2. necessidade imediata; urgência.
[terça-feira]
Levar objetos e apresentá-los. Tentei conectar, de alguma forma, com o trabalho de ritmo e dança que estamos desenvolvendo.
[sexta-feira, primeira semana de março]
composição > interação da geringonça com a figura humana
As coisas
Arnaldo Antunes / Gilberto Gil
As coisas têm peso,
massa, volume, tamanho,
tempo, forma, cor,
posição, textura, du-ração,
densidade, cheiro, valor.
Consistência, pro-fundi-dade,
contorno, temperatura,
função, aparência, preço,
destino, idade, sentido.
As coisas não têm paz.
Interação com o objeto, ser parte da máquina, engrenagem. O corpo como parte de um mecanismo inútil. Parte útil de um mecanismo inútil. Mecânica do corpo. Objeto como parte do corpo, orgânico. Implante.
[hoje]
reunindo todas as ideias > dança, manipulação de gente, manipulação objeto, jogo, ritmo
concentração
cuidado com o objeto, cuidado com a manipulação, cuidado com as transições.
ser máquina. funcionar.